Ergonomia no trabalho

A Ergonomia do trabalho é o estudo que analisa as condições humanas de adaptação em seu ambiente, tendo por objetivo o conforto do trabalhador, a prevenção de acidentes e futuras doenças ocupacionais.

A postura incorreta adquirida ao longo da vida poderá ocasionar sérios problemas se não corrigida a tempo, além da baixa produtividade causada pelo desconforto no posto de trabalho. A ergonomia vem justamente para ajudar nas medidas de bem- estar, saúde e segurança do funcionário.

É importante analisar as adequações ergonômicas dos objetos de uso diário antes mesmo de adquiri-lo. Um dos notáveis exemplos são as máquinas e equipamentos, que praticamente fazem parte da vida diária de um trabalhador. Elas devem ser projetadas respeitando a capacidade do operador para que o mesmo possa trabalhar com eficiência e segurança.

As empresas devem sempre buscar os devidos ajustes para a melhoria e qualidade de trabalho dos seus empregados. Um profissional da área está apto para implantar programas de analise ergonômica, porque se tratando de problemas posturais, o importante é sempre a prevenção.
Voltar